terça-feira, março 20, 2012

Amamentar sem stress


Sempre existe aquela dúvida se o seu leite é suficiente, se é fraco, que eu não produzo como deveria...
isso é muito normal, uma vez q não temos mais a nossas mães e avos, irmãs e cunhadas morando por perto e ajudando umas as outras, o mundo está muito individual fica cada um com sua duvida e que esclareça com seu medico, que na minha opinião muitas vezes apenas atrapalha indicando que a mãe não deve sofrer e pedem que dêem leite artificial pois o bebe esta passando fome, e o que muitas vezes a mãe precisa é apenas de um encorajamento, de um carinho e muito apoio para se sentir segura e conseguir persistir.

Sim, pq amamentar é lindo, mas no começo não é nada disso.

Dói, e muito, machuca, não sai leite, o bebe chora, a mãe chora junto, é um desespero!
E isso ninguém avisa!
Mas o pior é quando vem uma pessoa mais velha e diz q pra ela era muito simples, isso sim machuca, fica na sua cabeça q a incompetência é só sua, ninguém no mundo teve tanta dificuldade, e dai você vai minguando e se rende as maravilhas do Nan, ele mama e dorme, em fim, paz e silencio na casa.
Mas isso não é verdade, as pessoas não falam da parte ruim pq simplesmente se esquecem dela! É verdade, temos memória seletiva e se fossemos sempre nos lembrar da parte ruim não conseguiríamos seguir em frente e muito menos ter outros filhos!

Então, em primeiro lugar, relaxe, relaxe e relaxe.

Você não será a única a passar por isso e vai sim superar essa fase chata, quando se der conta, vai estar amamentando em um lugar publico sem ninguém nem perceber o q vc esta fazendo, tamanha pratica, pode confiar!

Eu tenho umas dicas interessantes para mamães que querem amamentar, sim pq isso é uma questão de querer, tem mãe q não quer, e isso também é valido! respeito a vontade de cada uma pq nada mais horrível para um bebê que uma mãe q faz as coisas sem prazer, por obrigação, então se você não quer de verdade, não tem problema, não se martirize, muitas crianças viraram adultos ótimos e não mamaram no peito!

Dormir. isso é demais de importante, você tem que dormir, descansar bastante para que seu corpo produza leite, nada pior q o estresse para acabar com a produção. Pode reparar q depois de umas boas horas de sono você vai acordar cheinha de leite.

Água. MUITA água, beba água o tempo todo, amamente tomando água, viva com uma garrafinha ao seu lado, vc precisa dela para produzir leite.
Parei de tomar tanta água quando comecei a desmamar o Matteo e a produção foi caindo gradativamente.

Milho. Dizem q milho ajuda na produção de leite, então vamos ao cornflakes, canjica (isso é dica de vó!) milho verde cozido, e tudo que tenha milho!

Substitua o feijão pela lentilha, ela é rica em cálcio e não fermenta!

Lembre-se que tudo o que você comer vai para o leite, inclusive os sabores, uma alimentação variada agora ajuda o bebê a comer variado também depois, e alimentos muito condimentados podem deixar gosto forte no leite.

Amamente por livre demanda, é mais tranqüilo para todos, evita q o bebe fique ansioso quando for mamar. Fora que estimula a produção de leite principalmente no inicio.

Beber leite os médicos dizem que ajuda, mas existe uma proteína no leite de vaca q pode passar direto para o seu leite e dar alergia no bebê, então se parecer uns fios de sangue no coco dele, não se assuste, é alergia a essa proteína do leite de vaca, suspenda o leite de vaca da sua dieta q tudo volta ao normal, isso aconteceu comigo!

Leia sobre o jeito certo de amamentar, (links abaixo) sobre a pega correta do bebê, muitos não nascem sabendo, é um aprendizado conjunto. Tente posições diferentes no colo, enfim, pesquise com amigos, na net, com seu pediatra ou o da amiga!

E para aqueles momentos do comecinho onde o bico rachou, tudo doi, dicas interessantes:
casca de banana e mamao papaya - Passe no local
banho de sol - horario das 6 as 10 e após as 16h
existe um Absorvente de Seios com Gel - Mamare, muito bom e refrescante!
pomadas de lanolina

E quem tiver mais sugestões, por favor, escreva!

Acessem: http://www.aleitamento.com/


E para as mamães que já querem sair de casa e amamentar na rua, roupas próprias para esse momento existem e são ótimas!
http://www.criandogente.com.br/ - entrega em casa!
http://www.motherwear.com/index.cfm - EUA