domingo, julho 17, 2011

A dor do parto...

Finalmente consigo sentar para o meu tão suado primeiro post! Peço desculpas pela demora, e afirmo que não foi desleixo ou falta de interesse, foi tão só e unicamente falta de oportunidade.
Pensei em tanta coisa que gostaria de escrever, tanta informação, e fiquei me perguntando se deveríamos seguir uma ordem cronológica... talvez sim, mas a ocasião faz o ladrão, e nesta ocasião, mais uma lindeza de criança está vindo ao mundo... a filha de uma querida amiga nasceu na sexta-feira a tarde, e isso me deu uma vontade enorme de escrever sobre esse momento tão especial e divisor na vida de uma mãe.

Hoje em dia, o índice de cesarianas no Brasil é altíssimo, muito mais do que a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda, três vezes maior. O recomendado é que 15% dos partos sejam cesarianas, recomendadas somente quando há (reais) complicações, no entanto cerca de 47% dos brasileiros vem ao mundo dessa forma, 80% na rede de hospitais particulares.
Ainda não consegui entender muito bem o porque de tanta indicação de cesarianas pelos médicos, já que a OMS vem comprovando por várias pesquisas que os nascimentos naturais, espontâneos, com soluções não farmacológicas para o alívio da dor; beneficiam a saúde da mãe e do bebê, diminuem o índice de nascidos prematuros, diminui o risco de problemas fisiológicos e emocionais no pós-parto. Mas o que mais me incomoda é a falta de informação que ainda existe hoje em dia pela parte das parturientes, e muitas vezes conscientes e confortáveis com isso.

Quando descobri que estava grávida, a primeira sensação que tive, - dentro de um banheiro de um shopping - foi a de estar em alguns "loopings" em ação. Minha cabeça girou umas milhares de vezes e eu queria vomitar como a Regan Macnail (a menina do filme "Exorcista"). Senti um medo que nunca havia sentido em toda a minha vida, eu sempre tive medo de engravidar, não de ter um filho, mas de engravidar. Sempre me assustou a ideia de ter minha barriga aberta pra sair uma criança. Porque sempre foi essa a ideia de nascimento que tive... eu e minha irmã nascemos de cesarianas (eletivas!), então aprendi que eram assim que os bebês nasciam "normalmente". E isso me causava pânico! Sempre fui medrosa, choro com agulhas até hoje.
Bom, depois de outro teste de farmácia, - porque um só não era o suficiente pra eu acreditar que aquilo estava acontecendo - contar pro Leonardo (meu marido), que me esperava no corredor do shopping, meio que anestesiada e sem emoções o resultado positivo de novo, e logo em seguida uma ligação aos prantos para meu médico, eu decidi descobrir o que é ter um filho dentro no seu ventre, e como é que ele poderia sair dali. Nessa minha pesquisa de iniciante descobri coisas lindas, como o parto natural, o nascimento humanizado, o empoderamento da mulher no seu parto, e principalmente que a cesariana é sim uma opção segura, caso HAJA NECESSIDADE.

Infeliz ou felizmente, o Bernardo nasceu de uma cesárea. Depois de 39 semanas de yoga, exercícios para o períneo, encontros de gestantes, muito estudo sobre humanização no nascimento e um desejo imenso de ter um parto natural, entrei em trabalho de parto, e depois de algumas (17) doloridas horas sem evoluir em nada a dilatação, decidi aceitar a proposta do médico de fazermos uma cesárea. Ainda não consegui concluir se isso foi bom ou ruim, porém consegui concluir que tentei o máximo que eu pude. Não sei se hoje eu teria persistido mais, mas naquele momento eu fui até onde meu corpo permitiu, e era esse meu desejo maior, ouvir meu corpo falar.

A cesariana eletiva tem sido cada vez mais a opção de futuras mães sob a falsa visão de não sentir dor. Cesariana não é parto, é cirurgia. E como toda cirurgia, o pós, é bastante dolorido, com o adendo de termos um bebê para cuidar, dar banho, carregar, e etc. Existem inúmeras "desculpas" dadas pelos médicos para que "escolhamos" uma cesariana. - O Brasil é o único lugar no mundo, onde a mulher pode escolher o tipo de parto que deseja, independente da indicação clínica. - O parto normal, falando racionalmente, sem contar o sentimento de transformação que acontece, é um procedimento com menor complexidade e muito menor risco de infecção, melhor e mais rápida recuperação da mulher, e redução do desconforto respiratório do bebê devido as contrações e a passagem pelo canal de parto. Sem entrar em tantos detalhes...
Quer dizer que só é mãe quem tem filho de parto normal?
Meu filho nasceu de uma cesárea e eu me sinto muito mais mãe que muita mulher por aí, só acho que devemos sempre procurar pelo o máximo de informações possíveis, como em tudo na vida. Ouvir nosso corpo, deixar a natureza agir - ela é mais sábia do que imaginamos! Pensar mais nos benefícios e não nos malefícios. E principalmente não aceitar que decidam por nós.

Esse assunto dá muita conversa. É só dar um google pra confirmar. Com toda certeza ainda falarei mais sobre isso. =)

Bom finzinho de domingo.
Ótimo começo de semana.

3 comentários:

  1. ah! Ju, eu te entendo tanto!!
    a minha maior aflicao em ficar gravida era como que ia sair?! meu deus... tbm nasci de cesarea, nao por escolha, mas como vc, minha mae tentou o maximo que o corpo permitiu, mas nao deu certo, acho q nao quis sair.
    mas ao contrario de vc, eu nem entrei em trabalho de parto, nao sei o que eh isso, bom, explico em um post...
    a minha prima, q vc conheceu, mae do Bernardo, queria cesarea, soh por querer, entao la fui eu convence-la de que nao valia apena, a dor da cesarea nao é nada legal... e nao final de tudo, ela me agradeceu, o parto levou uma hora e olhe la!
    adorei q vc, finalmente, postou!! ;)
    bjocas

    ResponderExcluir
  2. Que sorte a dela essa delícia de parto!!!! Bom, que se vier um próximo, que seja normal... torço por isso, pra nós duas!! rsrs.
    Também gostei de ter postado, tirei um dos pianos que ando carregando nas costas! kkkkkkkkk.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. hum .. eu concordo om vc Ju .. não e´pq seu filho não nasceu de parto normal que vc deixou de ser a mãe maravilhoso que acredito que tu seja....

    o Matheuszito nasceu de parto normal depois de 12 doloridas horas.... mas pq eu tive sim os 10 cm de dilatação e o melhor de tudo sem o soro que ajuda a dilatar.... meu parto iria ser o natural sem aquela insisão mas o Matheus além de ter nascido com 4 kilos .. nasceu cabeçudo! hahah dai tive ter ter uma ajudinha...mas nem por isso me considero diferente das mães que tem os seus bebês de uma cesariana...

    achei o maximo seu post... e lindo o seu trabalho viu!!!!

    parabéns ... e que seu próximo .. seja de um belo parto natural . mas o importante é ter saúde!

    ResponderExcluir